Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.
O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada. Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.” -
**
A Cortiça é um material de origem vegetal proveniente da casca dos sobreiros (Quercus suber), com grande poder isolante.
“Portugal, com uma área de 730 mil hectares de montado de sobro, é responsável por mais de 50% da produção mundial de cortiça. Outros produtores são Espanha, sul da França, sul da Itália, mais recentemente Marrocos, Argélia, Tunísia.”
**
Portugal tem imensas coisas que o caracterizam. Muitas delas nem são associadas a algo tradicional mas o que é facto é que são.
A cortiça, bem como a tradição do magusto festejado no mês de Novembro, são dois aspectos tradicionais portugueses. Como tal, porque não juntar duas inspirações deste Portugal tão nosso, e criar algo com um artefacto de luz Português?
Pegando na cortiça, temos as rolhas, e asoociado ao jornal temos os tão conhecidos cones de castanhas.
A junção de dois materiais tão distintos como o jornal e a cortiça dão origem a uma peça simples, apelativa, divertida e tridimensional.
O que têm estes dois materiais em comum? - Uma tradição, uma característica que distingue um país…
Sem comentários:
Enviar um comentário